PREFEITURA E UNICEP ASSINAM TERMO DE COMPROMISSO PARA IMPLANTAÇÃO DE OUTRO CEO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) assinaram na manhã desta sexta-feira (3), no Paço Municipal, o termo de compromisso para adesão ao programa GraduaCEO – BRASIL SORRIDENTE desenvolvido numa parceria entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

 

O GraduaCEO – BRASIL SORRIDENTE é um novo componente da Política Nacional de Saúde Bucal com uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidas e prestadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) com curso de graduação em odontologia.

 

Entre os objetivos do programa estão: ampliação daoferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no SUS; qualificar os serviços de saúde bucal através da incorporação das clínicas odontológicas das IES com curso de graduação em odontologia na Rede de Atenção à Saúde; ampliar os mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e as Instituições de Ensino Superior com cursos de graduação em odontologia; melhorar a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde bucal prestada à população e integrar as clínicas odontológicas das universidades com curso de graduação em odontologia à rede pública de serviços de saúde bucal.

 

Assinaram o termo de adesão pelo poder público o prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde Marcos Palermo e pela UNICEP o diretor geral, Dorival Marcos Milani. Também estiveram presentes e validaram o termo de compromisso o coordenador do curso de Odontologia da UNICEP, Marcos Jacobovitz, a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Crislaine Mestre, a chefe da Seção de Apoio às Unidades Básicas de Saúde, Denise Gualtieri e a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Vanessa Soriano.

 

De acordo com DeniseGualtieri a solicitação será encaminhada a Diretoria Regional de Saúde (DRS-III) de Araraquara. “Na DRS-III o termo passa por uma comissão e depois é encaminhado para o Ministério da Saúde, que vai analisar a solicitação de mais um CEO em parceria com uma instituição de ensino superior, após a aprovação temos a regulamentação do termo, já que o Governo Federal repassa recursos para a implantação e mensalmente para custeio da unidade”.

 

Para o coordenador do curso a parceria é benéfica para todos. “Para a universidade é importante porque os profissionais que hoje cursam Odontologia vão poder estagiar nesse CEO, vão poder se especializar e ao mesmo oferecer um atendimento de qualidade à população, aumentando a oferta de atendimentos odontológicos no município”, afirma Marcos Jacobovitz.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, para o município é a possibilidade de oferecer mais um serviço na área da saúde. “Será mais uma ferramenta de atendimento ao público. Continuaremos atendendo no nosso Centro Odontológico, mas também vamos poder referenciar pacientes do SUS para o centro da UNICEP, diminuindo assim o tempo de espera por tratamento”, finaliza o secretário.

 

“Assinei o termo e sempre vou apoiar tudo que venha para beneficiar nossa população na área da saúde. As parcerias com a iniciativa privada são sempre bem vindas”, garante o prefeito Airton Garcia.

 

No Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de São Carlos a demanda para esse mês de agosto é a seguinte: especialidade de endodontia (canal) - 397 dentes, especialidade de cirurgia oral menor - 328 dentes, especialidade de prótese dentária  - 1.293 próteses, especialidade de periodontia (gengiva) - 117 pacientes eespecialidade de atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais - 16 pacientes.

 

(03/08/2018)