RODA DE CONVERSA MARCA DIA MUNICIPAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

O Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em São Carlos por meio da Lei Nº 18.136, de autoria do vereador Robertinho Mori, foi celebrado na última segunda-feira, dia 21 de janeiro, no Centro Municipal de Arte e Cultura (CEMAC), com um evento que teve como objetivo discutir a temática do respeito a todas as religiões.

 

Durante o bate papo foram abordados a intolerância religiosa e como ela leva pessoas a praticar atos de exclusão, restrição ou preferência entre indivíduos com o fim de anular ou restringir sua liberdade ou direitos.

 

O evento teve como mediador o Profº Drº Adilson Marques, da Universidade de São Paulo, coordenador do programa Homo Spiritualis de Cultura de Paz. Na ocasião também foi apresentado o que vem sendo desenvolvido desde 1999. A intenção é criar um coletivo que discuta a temática durante todo o ano e propor um calendário de ações concretas de combate à discriminação e intolerância na cidade.

 

Para o vereador Robertinho Mori o objetivo da lei publicada no dia 15 de maio de 2017, é promover a cultura do respeito à diversidade religiosa.  “É fundamental renovar o debate e as reivindicações pelo cumprimento dos preceitos constitucionais que garantem ampla e irrestrita liberdade de culto, assim como a liberdade de não crer e o respeito e amparo do poder público no sentido de assegurar esses direitos”, declarou o parlamentar.

 

No próximo mês de março será realizada uma audiência pública para a elaboração de um calendário oficial com eventos mensais sobre o tema.

 

(24/01/2019)