CAMPANHA DE TRÂNSITO CHAMA A ATENÇÃO PARA A NEGLIGÊNCIA
CAMPANHA DE TRÂNSITO CHAMA A ATENÇÃO PARA A NEGLIGÊNCIA PDF Imprimir E-mail

“A maior parte dos acidentes é causado por negligências. As pessoas não estão tendo juízo. Mexem no celular enquanto estão dirigindo, prestam atenção nas mensagens que estão recebendo. Eu vejo que o celular está contribuindo bastante para o número de acidentes”. O depoimento é de Maria Eduarda Santos Copete, estudante de apenas 10 anos, sobre o trânsito que temos atualmente.

 

Ela, acompanhada de outros alunos da Escola Estadual Paulino Carlos, acompanharam na manhã de quarta-feira (26/4), o lançamento da Campanha “Um Trânsito mais seguro começa com você. Mas depende de todos para ser melhor” e do Festival de Teatro “Trânsito Mais Seguro”. O evento ainda contou com a presença de secretários, diretores, vereadores, OAB, Diretoria de Ensino e representantes de diversas empresas.

 

Idealizada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito as ações serão desenvolvida ao longo de 2019, com o objetivo de estimular ações mais conscientes no trânsito. A Campanha também faz parte do Maio Amarelo, movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio 2011 com aproposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As ações visam colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade em busca de um trânsito mais seguro.

 

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, a Campanha fortalece o trabalho da administração para um trânsito mais seguro. “Junto com ações de engenharia e fiscalização, a educação no trânsito é de extrema importância para melhorar os índices de segurança no trânsito. Esse é o terceiro ano que investimos pesado em uma campanha educativa e o retorno tem sido bastante positivo. São Carlos ocupa o primeiro posto, com o menor índice médio de acidentes e mortes no transito, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes”, afirmou.

 

Mesmo com a queda no número de acidentes de trânsito, a cidade ainda tem que melhorar no quesito educação no trânsito. “Infelizmente nós temos muita coisa para melhorar em educação no trânsito. O principal é na questão da faixa de pedestre. Temos que ter ações muitos eficazes, pensar em ações de fiscalização para que haja um respeito maior na faixa de pedestre. Hoje, São Carlos está muito aquém nesse quesito”, afirmou Francisco Petrucelli, agente de trânsito.

 

Teatro Trânsito Mais Seguro- Para envolver as crianças e adolescentes nessa mobilização em busca de um trânsito mais Seguro, a Secretaria de Transporte e Trânsito criou o Festival de Trânsito Mais Seguro. O objetivo é a promoção de espetáculos teatrais, com a temática da Segurança no Trânsito, visando divulgar a conscientização do trânsito através de mobilizações educativas e culturais com o tema principal do trânsito mais seguro. Além disso, promover a arte na escola agindo como meio pedagógico para desenvolver valores e revelar talentos artísticos.

 

“O Festival Trânsito Mais Seguro é a oportunidade que a gente encontrou de trabalhar artes, educação e trânsito. A proposta é fazer as crianças montarem peças teatrais com o tema da campanha depois realizar várias apresentações. As crianças são multiplicadoras de informações, ela cobra o pai, o tio e é o motorista do futuro”, contou Ingrid Ienko, Chefe de Gabinete da Secretaria de Transporte e Trânsito.

 

O Edital do Festival será publicado nos próximos dias.

 

Ranking Acidentes– Segundo dados do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito (NEST), do Departamento de Engenharia de Transportes (STT), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, usando como base dados do  Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do Governo do Estado de São Paulo, dos anos de 2016, 2017 e 2018, São Carlos ocupa o primeiro posto, com o menor índice médio de acidentes e mortes no transito, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes.

 

(25/04/2019)