SÃO CARLOS PARTICIPA DO FÓRUM GLOBAL UNDERSTANDING RISK PDF Imprimir E-mail

Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Defesa Civil participaram nos últimos dias 1º e 2 de dezembro do Fórum Global Understanding Risk (UR22), organizado pela Prefeitura de Florianópolis, Banco Mundial e Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

 

O evento reuniu uma comunidade internacional de especialistas e profissionais da área de identificação de riscos de desastres. A programação contou com atividades online e presenciais, em diferentes locais de Florianópolis, com mais de cem sessões técnicas com especialistas de todo o mundo, plenárias, palestras, demonstrações de tecnologia e performances artísticas.

 

Esta é primeira vez que o Brasil recebeu o Fórum Global, voltado a acadêmicos, políticos, representantes do setor privado e de organizações comunitárias. Na conferência foram apresentados os mais recentes conhecimentos e inovações na área de gestão de risco de desastres, abrangendo tópicos que vão desde sistemas de alerta precoce até resiliência urbana, comunicação e financiamento do risco.

 

A Prefeitura de São Carlos foi representada pelo diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero e pelo Guarda Municipal Finéias Bernardo da Silva que apresentaram presencialmente o Projeto de Monitoramento dos Níveis de Rios e Emissão de Alertas desenvolvido pela equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do professor Dr. Rafael Vidal Aroca e pelo coronel Paulo César Belonci, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O sistema está em funcionamento, com conexão com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal e a sede da Defesa Civil.

 

Durante o evento foram realizadas apresentações de trabalhos e projetos de diversas partes do mundo, mostrando a tecnologia que está sendo empregada para a redução dos impactos dos desastres nas cidades. 

 

O Brasil possui mais de 250 cidades (áreas urbanas) com situações de risco relacionadas com excesso de água (chuvas intensas), causando alagamentos e enchentes, bem como outros problemas relacionados ao risco de vida do cidadão.

 

O monitoramento dos rios será realizado em São Carlos através de sensores instalados acima dos leitos dos rios, sendo que as informações serão transmitidas, em tempo real, para o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal, o qual funciona 24 horas por dia.

 

De acordo com o coronel Paulo César Belonci, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Pública, o sistema desenvolvido vai possibilitar que as forças de segurança - Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar - possam agir com alguma antecedência, e que a sociedade tenha conhecimento da possibilidade de enchentes, principalmente os diretamente afetados, como comerciantes, frequentadores e moradores das áreas atingidas.

 

“O software foi desenvolvido com programação PHP, HTML, CSS, JavaScript e MySQL, possibilitando a implementação de interfaces gráficas de usuário que proporcionam a fácil inclusão, busca, manipulação e remoção de informações”, explica Belonci.

 

A importância do trabalho desenvolvido em São Carlos, interação e cooperação entre as entidades públicas com benefício direto ao cidadão, foi um dos motivos pelo qual a Prefeitura foi convidada a participar do Fórum Global Understanding Risk.

 

(07/12/2022)