EVENTO NA SANTA CASA MARCA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE ALUNOS DO INTERNATO DA UNIFAI PDF Imprimir E-mail

Oitenta e nove alunos de medicina da Unifai de Adamantina, que fazem o internato no IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa) da Santa Casa tiveram um dia de grande desafio nessa quarta-feira (07/12). Eles apresentaram o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que é uma das etapas do internato.

 

O evento, o Primeiro Ciclo de Defesas de TCC, contou com uma estrutura característica de um congresso científico, em um espaço onde os trabalhos foram expostos.

 

A abertura foi realizada no auditório Alois Partel, e teve a participação de diversas autoridades. No palco do auditório, o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, estava acompanhado do secretário municipal de planejamento e gestão, Netto Donato, que representou o prefeito Airton Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, e também Fulvia Veronez, pró-reitora de Ensino da Unifai.

 

Também estiveram presentes, o vice-diretor técnico, Flávio Guimarães; o gerente do IEP, André Mascaro; a gerente de práticas assistenciais, Vanísia Sulpino; o consultor de ensino do IEP, Danilo Carvalho de Oliveira; o coordenador da residência em pediatria, Dr. André Giusti; a coordenadora da Maternidade, Dra. Bruna Parreira; a diretora do departamento de gestão do cuidado hospitalar, Lindiamara Talita Soares, representando a Secretária de Saúde, Jôra Porfírio; a pró-reitora de pesquisa e extensão da Unifai, Dra. Márcia Zilioni Bellini; o coordenador de Internato da Unifai, Dr. Osmar Ramos.

 

Antes do início da apresentação dos trabalhos, a gerente Vanísia Sulpino proferiu uma palestra com o tema “A medicina e a segurança do paciente” para a plateia. Na sequência, foi a vez dos alunos demonstrarem o que aprenderam e também o que pesquisaram.

 

A estudante do 5º ano de Medicina da UNIFAI, Gabriela Lopes Zanichelli, falou sobre o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. “Esse trabalho teve como propósito aproximar um pouco a gente da produção científica, que é muito importante na área da saúde em geral. Foi uma experiência muito valiosa, onde eu consegui entender um pouco mais sobre as principais causas de quedas em idosos, que foi o meu tema e vai me ajudar futuramente como profissional médica”, disse.

 

Para André Mascaro, gerente do IEP, esse foi “um grande evento em parceria da Santa Casa e Unifai. É um ciclo de palestras, além da entrega de TCC, que é uma fase desse aluno, nesse momento em que está chegando no internato. É um evento grandioso, dada a proporção voltada para ensino e pesquisa na cidade de São Carlos, principalmente para a Santa Casa” - explica.

 

Os dois representantes da prefeitura, o secretário Netto Donato e a diretora Lindiamara Soares, fizeram questão de ressaltar a importância desses alunos para a rede pública de saúde municipal e para a cidade como um todo.

 

 “Uma das principais ações que o poder público tem é a de fazer parcerias. E essa parceria com a Santa Casa, a parceria com a Unifai, que é uma faculdade de Medicina da cidade de Adamantina, e também a parceria com a Prefeitura, no setor de urgência e emergência, para gente é muito importante. Nós capacitamos esses alunos e temos esse atendimento junto com a população, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, que é o nosso objetivo principal”, disse Donato.

 

Para Lindiamara “eles fazem o diferencial dentro da assistência. É durante o ciclo de aprendizagem, que eles precisam ter esse contato com a realidade dentro do SUS (Sistema Único de Saúde), para que prestem uma assistência de qualidade digna para a população”

 

  Roselei Françoso, presidente da Câmara de São Carlos, também destacou a ajuda dos estudantes de medicina da Unifai. “Esses alunos, futuros médicos, já têm nos ajudado muito. Então a gente precisa trazer a palavra aqui de sucesso a todos eles e de gratidão pelo o que já estão fazendo por nós. São seis meses atuando nas nossas unidades, atuando aqui na Santa Casa, também vão ajudar no Samu. Então é muito gratificante ter esses profissionais atuando na nossa cidade e região”, disse.

 

Dra. Fulvia Veronez, pró-reitora de ensino da UNIFAI, disse que essa parceria entre as instituições começou por conta da necessidade da UNIFAI de oferecer uma qualidade de ensino para os internos do curso de medicina que chegam para o internato. “Foi necessário que a vinculação entre as duas instituições acontecesse e foi uma feliz vinculação. Tanto os alunos quanto a Unifai estão sempre muito satisfeitos com a prestação de serviços que eles têm aqui e transferem para a comunidade”, disse.

 

O provedor Antônio Valério Morillas Júnior comemorou a realização do evento que uniu educação, ensino e pesquisa entre duas grandes instituições. “É uma alegria para nós da Santa Casa, como provedor, ter uma parceira tão forte com a Unifai. Aproveito para agradecer ao reitor Dr. Alexandre Teixeira, toda sua equipe aqui hoje presente, para esse primeiro ciclo de defesas de TCC. E ficou muito patente o benefício que traz, não só para a Santa Casa, mas para toda a população, a melhoria na qualidade assistencial de saúde. O que nos deixa felizes em saber que estamos no caminho certo, investindo em ensino através de parcerias, cada vez crescemos mais, e trazendo benefícios à população, que é o nosso objetivo” - conclui.

 

(07/12/2022)