CEU DAS ARTES RECEBE EVENTO “ARTE URBANA SÃO PAULO” NA QUARTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

 

São Carlos recebe, na quarta-feira (14), o evento "Arte Urbana São Paulo no CEU das Artes", do São Carlos VIII a partir das 10 horas. A programação vai ser promovida e realizada pelas Secretarias Municipais de Esportes e Cultura e de Cidadania e Assistência Social através do Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira "Odette dos Santos". Todas as atividades são gratuitas.

 

Diversas atividades ligadas ao Hip Hop foram desenvolvidas no mês de novembro no Municipio. Integraram a programação do mês da Consciência Negra reunindo Graffiti, Breaking, DJs, MCs, Batalha de Rimas e Pocket Show. E finalizando a programação é a entrega dos murais de graffiti, - Arte Urbana SP 2022 | Sankofa, ancestralidade, luta e resistência - São Carlos  - Juntos Pela Cultura 2022. Que serão realizadas do dia 14 ao dia 20 de Dezembro em vários pontos da cidade.

 

"A proposta do Sankofa - Ancestralidade, luta e resistência nos seis murais, é dialogar com o cotidiano do entorno, dessa periferia. Assim, os diálogos e reflexos do cotidiano são traduzidos em arte, com um retrato mais lúdico representando a comunidade", explica o Isaque Josias Sampaio do Centro Afro".

 

Serão abordados como temas sugeridos:

1 - Diversidade religiosa: o papel das religiões afro-brasileiras na valorização da cultura afro-brasileira e no cumprimento da Lei 10.639/03;

2 - Diretos Humanos;

3 - Nossos Heróis não retratados:

Jair Rodrigues é considerado o primeiro Rapper brasileiro. Iniciou sua carreira musical em São Carlos, conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, "Deixa isso pra lá". Os versos mais declamados (ou falados) do que cantados, ganhou popularidade também graças à sua coreografia com as mãos. Entre outros como o Músico Pardinho.

 

Locais:

- Pista de Skate São Carlos VIII – Tema: Direitos Humanos

- Centro Afro –  Tema Diversidade Religiosa

- CICA – Tema Nelson Prudencio e Monica

- Santa Felicia (DAES) Chica Lopes

- ECO Gonzaga – Direitos Humanos

- CEMAC – Jair Rodrigues e Pardinho

 

Proponentes:

 

JAPÃO

Claudinei dos Santos Moreira, 36 anos, conhecido como Japão, apelido de infância, é brasileiro, nascido no dia 11 de janeiro de 1986 na cidade de São Carlos no interior do estado de São Paulo.

 

Autodidata é graffiteiro, oficineiro e artista plástico, mas desde a infância já se destacava nas aulas de educação artística na escola. Na adolescência se lançou a pixação, mas foi no ano de 2000 influenciado pelo Hip-Hop que conheceu o Graffiti e desde então começou a fazer suas letras e personagens nos muros da cidade de São Carlos, tendo participações em exposições coletivas e em eventos pela região e outros estados, tais como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Curitiba e Pernambuco. Atualmente assina seus trabalhos como Japone.

 

SLIM

Eder Rodrigues, 35 anos, conhecido como “Slim”, é brasileiro, nascido no dia 24 de Outubro de 1986 na cidade de São Carlos no interior do estado de São Paulo.

 

Iniciou no Graffiti no ano de 2003, a partir desse ano começou à ingressar no meio da arte do Graffiti, começando a pinta letras, em 2004 através de revistas temáticas, descobriu o que era o Graffiti. Passando a aplicar estilo variado, atualmente gosta de pintar abstratos, personagens, ou bichos estilizados e reproduções de auto retrato em busca do realismo. Às vezes faz a junção dos dois estilos, sempre tentando passar humor em seus trabalhos e uma mensagem positiva na sua expressão.

 

Graffiteiro, oficineiro e artista plástico, vive do Graffiti e trabalhos comerciais, live paint, workshop, produtor cultural de eventos de Hip-Hop, tendo participações em exposições coletivas e em eventos pela região e outros Estados.

 

(12/12/2022)