UTILIDADE PÚBLICA: CHUVAS INTENSAS DE 28/12 PDF Imprimir E-mail

 

São Carlos foi atingida por duas tempestades em menos de 18 horas nesta quarta-feira. A chuva acumulada chegou a 202 milimetros, o equivalente a 87% da média estimada para todo o mês de dezembro, que sempre é um dos mais chuvosos.

 

As tempestades causaram diversos pontos de alagamento e interdição em toda a cidade. Especialmente na rotatória do Cristo, na Praça Itália e no centro, junto ao mercado público. Os prejuízos atingiram de maneira drástica comerciantes do centro, proprietários de automóveis e residências em diversos bairros. A infraestrutura urbana, com asfalto, pontes, muros e outros equipamentos também foi fortemente atingida.

 

O caso mais grave foi a morte de uma moradora do bairro Azulville, em uma fatalidade ocorrida durante uma enxurrada.

 

Toda a Prefeitura está mobilizada neste momento na recuperação, limpeza e atendimento às regiões atingidas. O trabalho não irá parar e continua durante a madrugada.

 

O trabalho emergencial, se soma às ações tomadas nos últimos anos, como a construção de piscinões para a retenção de águas pluviais, implantação de drenagem em bairros historicamente sem esta infraestrutura, e em obras de combate à enchentes na região central.

 

Neste momento estão interditadas total ou parcialmente ainda:

- Ponte próxima à casa Nazaré

- Centro/ General Osório

- Rotatória Cristo

- Ponte perto Casa Branca sentido shopping

- Parque Ecológico

- Entrada babilônia

- Rotatória perto imobiliária Cardinali

- Avenida Comendador Alfredo Maffei

 

A Prefeitura informa que os GMs da Guarda Municipal vão permanecer no centro da cidade, em atenção especial aos estabelecimentos que tiveram suas portas danificadas pelas tempestades.

Os trabalhos de recuperação, limpeza e monitoramento continuam na madrugada.

 

FAMÍLIAS ATINGIDAS SÃO ATENDIDAS PELA PREFEITURA

As equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, estão trabalhando no atendimento às famílias mais atingidas pela tempestade. Em duas ocupações no bairro Antenor Garcia, as equipes levaram lonas, mantimentos e verificaram as condições dos moradores, especialmente crianças e idosos. As famílias vão continuar a receber assistência e acompanhamento.

 

RELATÓRIO DA PLUVIOMETRIA EM SÃO CARLOS NO MÊS DE DEZEMBRO/2022

 

(28/12/2022)