SÃO CARLOS E TRÊS LAGOAS TROCAM EXPERIÊNCIAS SOBRE O SERVIÇO DE ESCUTA ESPECIALIZADA PDF Imprimir E-mail
 
A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude recebeu nesta segunda-feira (27/11) uma equipe da Prefeitura de Três Lagoas (MS) que veio para São Carlos para conhecer o serviço de escuta especializada já implantado no município.
 
Instituída pela Lei Federal nº 13.431/2017, a escuta especializada consiste em ouvir crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência ou exploração sexual sem machucá-las novamente. Inaugurado oficialmente em São Carlos em março deste ano o dispositivo se tornou referência para outras cidades que igualmente já contam com o serviço, angariando experiências e buscando aprimora-lo em ambas as localidades.
 
“Para nós é uma experiência produtiva, acolhedora, porque o nosso município tem uma Secretaria de Infância e Juventude com o serviço de escuta especializada e receber representantes de outros municípios, como assistentes sociais, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes da secretaria de Educação e Cultura, Assistência Social, Juventude e Lazer de Três Lagoas é uma alegria muito grande. Os visitantes conheceram nossas instalações, procedimentos, o atendimento da escuta especializada que tem sido referência para vários municípios brasileiros na implantação de políticas públicas em benefício da população”, ressaltou Ana Paula Vaz, secretária de Infância e Juventude de São Carlos.
 
Segundo a secretária o encontro foi agregador para os dois munícipios, com diálogo, identificação de aspectos em comum, orientações sobre os procedimentos e fluxos estabelecidos visando trocar experiências para que novas práticas possam ser estabelecidas pelas equipes técnicas de outros municípios.
 
A equipe de Três Lagoas composta por Elisete Silva, Sheila Ferreira e Isabeli Nogueira, assistentes sociais e Josleidir Carrato, educadora física permaneceu em São Carlos até o final desta terça-feira (28/11).
 
(28-11-2023)