» PRÓ-MEMÓRIA PREPARA EXPOSIÇÃO SOBRE O FUTEBOL EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Agosto de 2008 13:33



O futebol chegou ao Brasil no final do século XIX. Inventado pelos ingleses, passou por algumas modificações até tornar-se o mais brasileiro dos esportes, uma paixão nacional, com glórias e tradições. E foi pensando nos aficionados por esse esporte e na sua tradição que a Fundação Pró-Memória de São Carlos, com o apoio da Liga São-carlense de Futebol (LSF), iniciou uma pesquisa para montagem da exposição “Futebol em São Carlos”, com textos e fotos que narram a história do futebol amador e profissional na cidade.

“A Fundação Pró-Memória é uma instituição pública, vinculada à Prefeitura Municipal, e tem como compromisso a divulgação do patrimônio cultural de São Carlos em suas diversas manifestações. Assim, não poderíamos nos eximir do desafio de fazer uma pesquisa sobre a história do mais tradicional dos esportes brasileiros, o futebol”, diz Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da instituição.

A exposição está em fase final de elaboração. Serão cerca de dez painéis que abordam temas relacionados ao esporte como os clubes são-carlenses de futebol, grandes times que visitaram São Carlos, campos de futebol, a arbitragem e jogadores ilustres, como Zuza, Armandinho, Coelho e Albertino.

A exposição trará fotos do jogo amistoso em comemoração ao centenário de São Carlos, realizado em 1957, entre Santos Futebol Clube e Clube Atlético Bandeirantes de São Carlos, que ficou marcado como um dos grandes eventos futebolísticos na história do município. Na ocasião, o Bandeirantes impôs a derrota ao time santista que já contava com a presença do ainda não muito conhecido Pelé. Entre os objetos que estarão expostos está uma camiseta do Santos usada por Pelé e uma bola, ambos autografados pelo atleta.

Pesquisa
O trabalho de pesquisa está sendo desenvolvido por Marco Antonio Leite Brandão e Júlio Roberto Ósio, que entrevistaram diversas pessoas ligadas ao universo futebolístico são-carlense, consultaram jornais e acervo da Liga e de alguns colecionadores particulares. Segundo Júlio, “a oportunidade de realizar uma pesquisa sobre um tema tão popular e que desperta verdadeiras paixões foi riquíssima e abre uma série de possibilidades de outras investigações”.

Marco Antonio Leite Brandão, mais conhecido como Marco Bala, destaca ainda a importância dos jornais e dos cronistas são-carlenses nesse tipo de pesquisa. “Esses cronistas nos oferecem relatos preciosos sobre os eventos relevantes de nossa cidade e, em geral, não são lembranças, mas sim textos escritos no calor do momento dos fatos”, conta.

A exposição será realizada na Liga São-carlense de Futebol e está prevista para setembro, assim, se houver pessoas que possuam fotos ou objetos para disponibilizar para esse trabalho, podem entrar em contato com a Fundação Pró-Memória, que fica na Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária). O telefone para contato é 3373-2700 e o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta.

(12/08/08)